Sinais de que você está bebendo pouca água
Você sabia que perdemos, em média, 2 litros de água por dia através das funções vitais que o nosso organismo realiza? Posto isso, quantos litros de água você bebe ao longo de 24 horas? Essa quantidade é suficiente para repor o que o seu corpo perde?

Todo mundo sabe que a água compõe boa parte do corpo humano. De acordo com o GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA, proposto e divulgado pelo Ministério da Saúde, o líquido compõe 75% do peso corporal, quando na infância, e mais da metade na vida adulta! Consegue imaginar que metade do seu corpo é água? A SleekMeal vai te ajudar a imaginar isso. De forma equitativa, nosso planeta é, aproximadamente, 75% coberto por água. Coincidência? Talvez, mas é impressionante, não é?! Agora é só olhar para o mapa mundial e notar a enorme importância que a água tem para o organismo.
Descubra agora quais são os sinais que o seu corpo emite quando a ingestão de água não está sendo o suficiente:
Olhos, pele e boca secos: Sem a quantidade necessária, os canais lacrimais secam, deixando os olhos secos. Outrossim, água lubrifica as mucosas da boca e da garganta. Ingerir água somente ao sentir sede não é um bom caminho.
Diminuição da massa muscular e dor nas articulações: Os músculos e as articulações são compostos, em maior parte, por água.
Sensação de cansaço e sonolência: Como explicaremos a seguir, o sangue é majoritariamente composto por água. Quando a hidratação está baixa, o sangue ''transfere'' água para o organismo, o que causa cansaço e sonolência, uma vez que a viscosidade do tecido sanguíneo aumenta, demandando mais esforço do coração.
Depois de tantos pontos negativos, a Sleek vai te mostrar os benefícios de um corpo hidratado!

Como a água atua no organismo?
- Controlando a temperatura
Nosso corpo, assim como o motor de um automóvel, não pode superaquecer. Se houver o super aquecimento (ou congelamento), as ações metabólicas e enzimáticas podem sofrer alterações. Dessa forma, o organismo exige constância na temperatura interna para que haja a manutenção dessas funções vitais e é a água quem desempenha esse papel! Quando o dia está muito quente ou quando há a prática de exercícios físicos, o hipotálamo - região do encéfalo -, a fim de manter a estabilidade térmica, recebe informações, por meio de termorreceptores, sobre as temperaturas interna e externa. Após isso, ele define se o organismo produz ou se dissipa calor. No organismo humano, a dissipação de calor acontece através da transpiração, ou seja, o corpo perde água para que haja equilíbrio.
2. Auxiliando na desintoxicação
Quanto maior o consumo de água, maior também é a produção de urina. Você sabia que é através dela que eliminamos toxinas? Beber água te ajuda desintoxicar o corpo, além, é claro, de estimular o bom funcionamento dos rins. (Não espere ter uma cólica renal para aprender a se hidratar, colega!)
Da mesma forma, a água também favorece um bom trânsito intestinal. Sendo assim, consideramos importante a informação de que a pouca ingestão de líquidos é um fatores que causa a constipação intestinal ou prisão de ventre, para os mais íntimos. (Não queira ouvir do proctologista que o motivo das hemorroidas é a falta de hidratação!)
3. Hidratando a pele
Sua pele continua ressecada mesmo depois de receber os hidratantes mais caros? A água é o melhor hidratante disponível no mercado e contra fatos não há argumentos. Ela atua de dentro para fora, ou seja, por aqui não há engano. Se o seu organismo está bem hidratado, sua pele e cabelos também estarão!
4. Acelerando o metabolismo
Alguns estudos já mostraram a efetividade da água na taxa metabólica. Em um deles, publicado pelo The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, notou-se que a ingestão de meio litro de água ao longo do dia aumentou o metabolismo em 30%. Se meio litro, o que é considerado bem abaixo do recomendado, é capaz de aumentar, consideravelmente, a taxa metabólica, imagine o que o consumo de 2 a 3 litros é capaz de fazer!
5. Melhora a circulação sanguínea
O sangue é constituído por uma matriz líquida, o plasma, e por elementos celulares, os eritrócitos, leucócitos e as plaquetas. O plasma representa cerca de 55% de todo o sangue presente no corpo humano. Desses 55, 91% é água. Entre as funções do sangue estão: transporte de gases, nutrientes e excretas. Dessa forma, a ingestão de um bom volume de água tornará o sangue menos viscoso. Quanto menor for a viscosidade do sangue, menos o coração precisa de força para trabalhar. Consequentemente, a pressão sanguínea diminuirá e o resultado será uma melhora na circulação.
E aí, vai continuar bebendo pouca água?

Referências: Hospital São Matheus, Blog da Saúde.