Maçãs como aliadas da saúde
Está chegando aquela época do ano em que a gente vê maçã em tudo, não é verdade? No arroz, no salpicão, na salada, no pernil, no molho do chester... tem até maçã na torta de maçã! E o bom disso é que há uma série de boas razões pelas quais você deve começar (se ainda não deu o start) a desejar comer essa maravilha todos os dias!
As maçãs, além de terem um sabor delicioso quando estão sozinhas, vão sempre muito bem com outros alimentos, principalmente salgados (em minha humilde opinião) e trazem muitos benefícios para a saúde. O fruto têm sido associado a melhora da saúde intestinal e redução do risco de derrame, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, obesidade e alguns tipos de câncer.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, uma maçã de tamanho médio é uma excelente fonte de fibra: ela contém 4,4 g de fibra, cobrindo 16% do valor diário (VD). Além disso, a mesma maçã oferece 8,4 mg de vitamina C, fornecendo mais de 9 por cento do seu VD, junto com pequenas quantidades de outras vitaminas e minerais.
Entre os tipos existentes, TODAS oferecem benefícios, embora o conteúdo nutricional e antioxidante varie ligeiramente de uma maçã para outra, entretanto, a melhor para comer é o tipo que você gosta, não se esqueça disso!
Veja agora a razão da frase “uma maçã por dia ajuda a manter o médico longe”!
1. Maçãs podem reduzir o colesterol alto e a pressão arterial
Saboreie uma maçã suculenta e você poderá ajudar a manter seu coração saudável. Diversos estudos relacionaram o consumo da fruta com a redução do risco de doenças cardiovasculares, o que pode estar relacionado aos benefícios de redução do colesterol da fibra solúvel encontrada nas maçãs.
A fibra solúvel se dissolve em água para formar um material semelhante a um gel, de acordo com a Mayo Clinic. Segundo a Universidade de Illinois, essa fibra ajuda a prevenir o acúmulo de colesterol no revestimento das paredes dos vasos sanguíneos, reduzindo assim a incidência de aterosclerose (fluxo sanguíneo restrito nas artérias devido ao acúmulo de placa) e doenças cardíacas. Também pode ajudar a reduzir os níveis de pressão arterial. Um outro estudo descobriu que uma maior ingestão de fibra solúvel estava associada a uma diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

A pesquisa mostra que comer o fruto (ou peras) regularmente foi associado a um risco 52% menor de derrame cerebral . Além disso, um estudo publicado em fevereiro de 2020 no The American Journal of Clinical Nutrition descobriu que comer duas maçãs por dia ajudou os participantes do estudo a reduzir os níveis de colesterol LDL ("ruim") e triglicerídeos.
2. Comer alimentos com fibras , incluindo maçãs, pode ajudar na digestão
Você provavelmente já ouviu que a fibra é boa para a digestão - e o que você ouviu é verdade! De acordo com a Harvard Health Publishing , os dois tipos de fibra (solúvel e insolúvel, o que significa que não pode ser absorvida em água) são importantes para a digestão. E você está com sorte - as maçãs têm os dois tipos, de acordo com a Universidade de Illinois.
A fibra solúvel ajuda a desacelerar a digestão, permitindo que você se sinta satisfeito, e também retarda a digestão da glicose, o que ajuda a controlar o açúcar no sangue. Enquanto isso, a fibra insolúvel pode ajudar a mover os alimentos pelo sistema e ajudar na constipação e na regularidade, de acordo com Harvard. Apenas certifique-se de comer a casca da maçã, que contém grande parte da fibra insolúvel da maçã, de acordo com a Universidade de Illinois.
3. Maçãs podem apoiar um sistema imunológico saudável
Quem não quer um sistema imunológico mais forte no outono/inverno? As maçãs podem ser uma ferramenta importante de suporte imunológico.
De acordo com pesquisas animais, uma dieta rica em fibras solúveis ajudou a converter células imunológicas pró-inflamatórias em anti-inflamatórias. Outro estudo, dessa vez publicado em maio de 2018 na revista Immunity, descobriu que uma dieta rica em fibras protegia os ratos contra a gripe.
Ainda assim, há motivos para acreditar que as maçãs podem aumentar a imunidade, em parte porque contêm vitamina C. Esse nutriente tem papel importante ao fortalecer a barreira epitelial contra patógenos e protegendo contra estresse oxidativo ambiental.
4. Maçãs é fruta aliada dos diabéticos
Se você tem diabetes tipo 2, considere adicionar maçãs à sua dieta. Claro, elas contém carboidratos, mas é um equívoco comum pensarem que diabéticos não podem comer frutas.

Nesse caso, a fibra solúvel da maçã pode ajudar a retardar a absorção de açúcar na corrente sanguínea e pode melhorar os níveis do mesmo no sangue. Além disso, uma dieta saudável que inclua fibras insolúveis pode reduzir suas chances de desenvolver diabetes tipo 2. Fica a dica!
5. Os antioxidantes das maçãs podem desempenhar ajudar na prevenção do câncer
As maçãs podem reduzir o risco de tipos de câncer relacionados aos baixos níveis de antioxidantes. A pesquisa sugere que as maçãs, que têm uma taxa das moléculas, limitam o crescimento de células cancerosas.
Uma revisão publicada em outubro de 2016 na Public Health Nutrition descobriu que comer maçãs regularmente está associado a um risco reduzido de c câncer colo retal, de esôfago e de mama.
6. Comer maçãs pode ajudar na perda de peso saudável
Uma dieta rica em frutas (e vegetais) pode ajudá-lo a manter um peso saudável e isso você já deve estar cansado de ler por aqui, não é? As maçãs, por serem cheias de fibras dietéticas, estão no topo da lista, uma vez que as fibras retardam a digestão e o aumento do açúcar no sangue, mantendo você saciado e menos propenso a comer.

Com apenas 95 calorias para uma maçã de tamanho médio, essa é aquela que você vai querer ter à mão quando o desejo por doce aparecer!
7. Maçãs podem ajudar a prevenir a doença de Alzheimer
Que tal começar a comer maçãs e outros alimentos ricos em flavonóides, como frutas vermelhas? Uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition descobriu que adultos com 50 anos (ou mais) que incluíram uma pequena quantidade de alimentos ricos em flavonóides, detinham menos probabilidade de desenvolver Alzheimer.
Além disso, uma revisão publicada na revista Biomolecules descobriu que a quercetina, um flavonóide encontrado nas maçãs, protege os neurônios do dano oxidativo.

Depois desse show de saúde que as maçãs nos entregam, a Sleek quer saber: vai continuar sem essa fruta preciosa na sua dieta?
Coma bem e vida saudável!
Referências: Everyday Health.