Coma bem, sinta-se bem

Fruto proibido? Não se você fizer as escolhas certas! Essas opções têm baixo teor de carboidratos, bem como de índice glicêmico e traz ótimos resultados para sua dieta.

Frutas são ótimos substitutos para os doces. (Reprodução/Freepik)

Quando você estiver procurando por um docinho que seja amigo da diabetes e que possa ajudar a manter o açúcar no sangue (dentro de uma faixa saudável, é claro), não procure além da gaveta de produtos da geladeira ou da cesta de frutas que fica na mesa da cozinha.

Acredite ou não, mas a ideia de que as frutas não são seguras quando você precisa observar sua taxa de glicose no sangue (o temido A1C) é um mito sobre a diebetes que, felizmente, tem sido desmascarado. De acordo com a American Diabetes Association, muitos frutos são ricos em vitaminas e minerais, assim como fibras, um nutriente poderoso que pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

As fibras, que também podem ser encontradas em alguns vegetais, assim como em grãos, podem beneficiar ainda mais sua saúde. Isso porque elas promovem a sensação de saciedade, reduzindo os desejos não saudáveis ​​e, consequentemente, os excessos. Dessa forma, manutenção de um peso saudável pode aumentar sua sensibilidade à insulina e ajudar no controle do diabetes.

Suco de frutas. (Reprodução/Freepik)

Diante disso, caro leitor SleekMeal, como você tem escolhido as frutas?

Embora algumas formas de frutas, como sucos prontos, possam ser ruins para a sua saúde (conservante faz mal para qualquer ser humano, concorda?), frutas inteiras como as vermelhas, frutas cítricas, damascos (e, sim, até maçãs), podem fazer bem para o A1C e para a saúde em geral, combatendo a inflamação, normalizando a pressão arterial e muito mais.

Entretanto, assim como acontece com qualquer alimento que você, portador de diabetes, consome, a atenção à quantidade de carboidratos deve ser plena, não se esqueça. Apesar disso, a Sleek já te contou que o tamanho da porção é a chave para uma vida saudável.

Consumir frutas em sua forma natural e evitar xaropes ou quaisquer processados com adição de açúcar é um caminho que DEVERIA ser seguido por qualquer pessoa. Comece a olhar com outros olhos para o corredor de produtos hortifrutigranjeiros do mercado. Quando você tem diabetes, essas etapas ajudarão a manter o açúcar no sangue dentro de uma taxa saudável, reduzindo assim o risco de complicações advindas da doença, incluindo retinopatia diabética; doenças renais; problemas de visão como glaucoma ou catarata; e doenças graves com risco de vida, como cardiopatias e derrames.

A próxima vez que você desejar algo doce, considere pegar uma dessas frutas naturalmente doces e suculentas, cortesia da mãe natureza para meros mortais como nós:

  1. FRUTAS VERMELHAS
Mirtilos e outras frutas vermelhas tem baixo índice glicêmico, sendo recomendadas aos portadores de diabetes. (Reprodução/Freepik)

Se você adora mirtilos, morangos ou qualquer outro tipo de fruta, você tem autorização para se deliciar! De acordo com a American Diabetes Association, as frutas vermelhas são um superalimento para diabetes porque contêm antioxidantes, vitaminas e fibras, além do baixo índice glicêmico (IG). Três quartos de uma xícara de mirtilo fresco tem 62 calorias e 16g de carboidratos. Se você conseguir resistir ao impulso de simplesmente colocá-los na boca, experimente fazer um parfait. Alternando camadas de frutas com iogurte desnatado natural, você consegue uma EXCELENTE ( e super saudável) sobremesa ou café da manhã.

2.   CEREJAS AZEDAS

As cerejas azedas são uma escolha de baixo IG e uma adição inteligente a uma dieta amiga dos diabéticos. Uma xícara contém 78 calorias e 19g de carboidratos, e podem ser especialmente boas no combate à inflamação. As bonitas também contêm antioxidantes, que podem ajudar a combater doenças cardíacas, câncer e outras doenças. Elas podem ser compradas frescas, enlatadas, congeladas ou secas, mas como muitas frutas enlatadas e secas contêm açúcar adicionado, o que pode elevar o nível de açúcar no sangue, esteja atento aos rótulos.

3.   PÊSSEGOS

Pêssegos são extremamente suculentos e rico em vitaminas. (Reprodução/Freepik)

Pêssego é tudo de bom! São perfumados, suculentos e uma iguaria para o clima quente. Os frutos contêm vitaminas A e C, potássio e fibras, e são deliciosos... por si mesmos ou misturados ao chá gelado.

Dica para lanche fácil e rápido: prepare um smoothie a partir de fatias de pêssego com leite desnatado, gelo picado e um toque de canela ou gengibre.

4.   DAMASCOS

Os damascos são um ótimo complemento para o seu plano alimentar. Uma unidade dessa maravilha tem só 17 calorias e 4g de carboidratos. Quatro damascos frescos podem fornecer mais de 50% da dose diária de vitamina A que você precisa ingerir. Essas joias frutadas também são exímias fontes de fibra. Que tal colocar damasco na sua próxima salada?

5.   MAÇÃS

Uma maçã por dia pode, de fato, manter o médico longe da sua vida. Um pequeno exemplar é uma excelente escolha de frutas, com apenas 77 calorias e 21g de carboidratos. Além disso, maçãs também são ricas em fibras e uma boa fonte de vitamina C.

Dica da Sleek: não descasque as maçãs (nunca, jamais cometa esse crime!) a casca é a parte mais nutritiva, sendo cheia de antioxidantes!

6.   LARANJAS

Laranjas e demais frutas cítricas são fontes de vitamina C e têm baixo índice glicêmico. (Reprodução/Freepik)

Coma uma laranja e você terá toda a vitamina C de que precisa em um dia! Essa opção, que também tem um baixo índice glicêmico, conta com apenas 15g de carboidratos e 62 calorias. As laranjas também contêm folato e potássio, o que pode ajudar a normalizar a pressão arterial. Um suco de laranja bem gelado cai bem em qualquer refeição, não é verdade?

7.   PERAS

Ahhh, as peras... quem não gosta, bom sujeito não é! (É brincadeira, ok? Todos os nossos leitores são bons sujeitos <3)

Como as peras são uma excelente fonte de fibras e vitamina K, elas também são uma ótima opção para a sua rotina alimentar. Além disso, ao contrário da maioria das frutas, elas melhoram em textura e em sabor depois de serem colhidas, você sabia disso? Por conta disso, guarde essas preciosidades em temperatura ambiente até que estejam maduras e perfeitas para o consumo.

Aqui vai uma dica saborosa: fatie uma pera e coloque na sua próxima salada de espinafre. Vai por mim, é DIVINO!

8.   KIWI

Kiwi é um excelente aliado dos diabéticos. (Reprodução/Freepik)

Meu Deus, o Kiwi... se ele não entrasse nessa lista, sinceramente, a Sleek ficaria muito triste, mas damos graças a Deus por esse não ser só um desejo do nosso coração. Se você nunca experimentou um kiwi, talvez não saiba que sua casca marrom felpuda esconde uma fruta verde brilhante e M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A. O kiwi, além de ser completamente delicioso, é uma boa fonte de potássio, fibra e de vitamina C. Ele tem cerca de 56 calorias e 13g de carboidratos, portanto, é uma adição inteligente à sua dieta, ein?

Kiwis estão disponíveis o ano todo e podem durar na geladeira por até três semanas. Por isso, vale a pena investir nesses bonitos toda semana!

Referência: Intermountain Healthcare.

Sua inscrição ao Sleekmeal foi feita com sucesso!
Welcome back! You've successfully signed in.
Great! You've successfully signed up.
Your link has expired
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.