Coma bem, sinta-se bem

Graças ao seu sistema imunológico foi possível que você brincasse na água da chuva que alagava a rua da sua casa SEM MORRER. É graças a ele também que você pode comer o espetinho de gato que vende na esquina… que você pode aproveitar a maionese que sobrou da semana passada… que você pode beijar o focinho do seu cachorro (tá bom, Sleek, a gente já entendeu!)

Alimentação saudável é a melhor forma de fortalecer o sistema imunológico. (Reprodução/Freepik)

Antes de adentrar ao campo alimentício dessa matéria, você precisa entender o que é imunidade. Todo mundo acha que imunidade é só aquilo que não te deixa ficar doente, mas não é somente isso e nós vamos te explicar!

Todas essas situações (e muitas outras) tem MILHARES de microorganismos capazes de te matar. SIM, capazes de te matar. Entretanto, temos uma ‘’tropa de elite’’ no nosso corpo: o sistema imunológico. Esse sistema é tão completo, complexo e inteligente que é habilidoso o suficiente para identificar, eliminar e salvar ‘’na memória’’, caso resolvam voltar, todo inimigo que deseje adentrar ao reino para benefício próprio. Nosso corpo é o lugar ideal para a vida boa desses patógenos. Alguns deles até te ajudam, mas existem aqueles que só aparecem para nos fazer mal (assim como certas pessoas, né?).

Diante de uma invasão, o organismo responde de duas formas: através da imunidade inata, que é a resposta imediata e igual a todos os inimigos, mesmo para aqueles que já estavam guardados na caixinha do rancor (memória imunológica) e por meio da imunidade adquirida, que é aquela na qual o organismo aprende a lidar com o invasor. No momento em que nascemos, esse sistema imune inato começa a nos proteger. Num primeiro momento, o objetivo da imunidade é impedir que fungos, vírus, bactérias, objetos estranhos, corpos etc, adentrem o corpo. Todavia, nem sempre esse propósito é alcançado.

A pele é a primeira barreira que esses micro-organismos precisam enfrentar. Nessa primeira etapa, são as membranas mucosas que entram em ação. A tarefa delas é produzir o muco, um fluido viscoso capaz de capturar o que estiver tentando entrar. (Você sabia que esse é o motivo da produção de muco nasal - para não dizer outra coisa - quando ficamos doentes?)

A segunda barreira de defesa é a resposta inflamatória. Células especializadas do tecido conjuntivo procuram por seres ‘’não identificados’’, liberando moléculas histamínicas, motivo pelo qual a pele fica irritada.

Pele irrita por resposta imunológica. (Reprodução/Freepik)

Curiosidade: Nem sempre essas células acertam na suspeita e é daí que surgem as alergias. Pólen, amendoim, nozes, frutos do mar… você deve conhecer alguém que é alérgico a alguma dessas coisas. A falha dos mastócitos consiste em julgar que tais elementos são patógenos para a saúde. Ao acreditar nisso, essas células enviam, imediatamente, uma resposta inflamatória para combatê-los. Interessante, não?

os leucócitos, glóbulos brancos ou células brancas caminham por todo o corpo através do sistema circulatório. Eles se subdividem em várias outras células e são os responsáveis pela imunidade adquirida (ou adaptativa): identificam, processam e armazenam informações, matam e eliminam os invasores.

Acreditamos que entender tudo isso é necessário para que você perceba a importância de uma alimentação saudável no seu organismo, afinal, a Sleek quer o melhor para você.

Bom, depois dessa pós-graduação em imunologia, vamos ao alimentos aliados do sistema imunológico!

VITAMINAS A, C, D e E

Frutas cítricas são ricas em vitamina C. (Reprodução/Freepik)

As frutas cítricas são ricas em vitamina C. Laranja, limão, tangerina, maracujá, acerola, kiwi… o que não falta são opções. Essa vitamina age auxiliando a produção das células de defesa, é antioxidante (a importância dos alimentos antioxidantes a gente já falou aqui ó) e também ajuda na cicatrização de machucados.

As folhas verdes-escuras, como espinafre, rúcula, agrião, e vegetais como brócolis, além de turbinar sua memória (inserir link da matéria), contam com muita vitamina A. Ela combate os radicais livres e age diretamente na produção e manutenção das mucosas. (Viu a importância da nossa explicação inicial?)

CAROTENOS

Carotenos são os pigmentos que dão cor à cenoura, manga, pimentão amarelo e vermelho, caqui, mamão, romã, morango, ameixa... é fruta e legume que não acaba mais!

O betacaroteno  pode ser transformado em vitamina A, trazendo os benefícios já citados e atuando como antioxidante, assim como o licopeno, outro pigmento da família dos carotenos.

SEMENTES E OLEAGINOSAS

Acompanhando a Sleek, você já deve ter percebido como as castanhas e sementes são alimentos que fazem parte de uma alimentação balanceada. Castanha do pará e de caju, nozes, sementes de abóbora, linhaça, chia, gergelim, amêndoas, avelãs e sementes de girassol são fonte de vitamina E e de selênio, importante antioxidante.

PEIXES, LEITE e DERIVADOS e SOL

A vitamina do Sol, D, também está presentes nos peixes e frutos do mar, leite e derivados, cogumelo e fígado, arroz, aveia e quinoa.

Salmão e outros frutos do mar são fontes de vitamina D. (Reprodução/Freepik)

FIBRAS

O intestino contém bactérias boas, que são importantes para o seu bom funcionamento. Porém, uma alimentação desregrada pode trazer bactérias ruins e provocar a perda das que são aliadas, importantes no ciclo das células que compõe o sistema imunológico. Para que seu micro bioma intestinal seja saudável, é extremamente importante que as fibras tenham um lugar especial na dieta.

MENOS ÁLCOOL E SÓDIO

Cansados de saber que o consumo exagerado de sódio faz mal, né meus filhos?!

Mas você sabia que o álcool pode interferir diretamente na sua capacidade imunológica?

Segundo estudo da Universidade de Massachusetts, o consumo exagerado de álcool prejudica a capacidade do nosso organismo de combater infecções virais, em especial as do sistema respiratório, inibindo o funcionamento de proteínas responsáveis pelo sistema de defesa.

É importante ressaltar também que boas noites de sono, exercícios regulares e uma vida menos estressada são passos significativos que você precisa dar se quer desfrutar de uma imunidade inabalável!

Se o seu corpo tem emitido sinais como: gripes, resfriados e doenças recorrentes, unhas quebradiças, problemas de pele e cansaço pode ser que a sua imunidade esteja baixa. Com as dicas da Sleek você já sabe o que incluir na dieta para ter uma vida melhor, né?

Prato colorido ajuda no fortalecimento da imunidade. (Reprodução/Freepik)

Referências: Khan Academy, BBC.









Sua inscrição ao Sleekmeal foi feita com sucesso!
Welcome back! You've successfully signed in.
Great! You've successfully signed up.
Your link has expired
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.