Conheça os alimentos que fazem bem aos cabelos
Você sabia que a nutrição dos cabelos extrapola as ações externas que tomamos? Não basta seguir um cronograma capilar ou usar o melhor shampoo sem sal disponível no mercado, é preciso cuidar, principalmente, da dieta alimentar que você segue. Não entendeu? Nós vamos te explicar!

Em síntese, as fibras capilares são estruturas complexas formadas por: córtex, medula e cutícula. A cutícula, fundamentalmente composta por queratina (proteína) e ceramidas (lipídios) – cuja função é manter tudo no lugar, como as escamas de um peixe –, é a parte mais externa do fio. Proteínas são macromoléculas constituídas por uma sequência de aminoácidos. (Calma lá que logo mais você vai entender o porquê disso!)
Curiosidade: Esses aminoácidos, ao sofrerem reações químicas, têm sua estrutura alterada, pois são convertidos em outras substâncias, o que acaba modificando o fio. Interessante, não?!
Tal qual, o córtex, considerado o corpo da estrutura, é responsável pela definição, cor, resistência e elasticidade. Já a medula, situada na parte central, é o ‘’encanamento’’ responsável pela distribuição dos nutrientes até as pontas, ou seja, tudo o que você ingere é levado para dentro dos fios. Além disso, o cabelo também é composto por água, pigmentos, nitrogênio, carbono, enxofre, ferro, zinco, iodo, cobre entre outros elementos.
Bom, sem mais delongas, conheça agora quais são os alimentos que fazem bem aos cabelos!
PEIXES, SEMENTES E OLEAGINOSAS

A carência em vitamina F provoca confusão no processo de queratinização do couro cabeludo, o que estimula o surgimento da caspa. Se nutrir de alimentos ricos em VITAMINA F como: salmão, atum, sardinha (ufa, o bolso agradece!), abacate, feijão, ervilha, sementes de chia e linhaça, amendoim, açafrão, óleo de peixe e azeite de oliva, vai te ajudar a economizar no shampoo anticaspa.

FOLHAS ESCURAS, LEGUMINOSAS, OVOS e LEITE, é claro
Soja, feijão branco, grão de bico, brócolis, quinoa, chia (olha ela outra vez), gergelim, couve, folha de mostarda, acelga chinesa, espinafre e folhas de caruru são produtos riquíssimos em cálcio, e sua deficiência deixa o cabelo frágil e quebradiço. Feliz em saber que nem só de leite vive o cálcio? Brincadeiras à parte, uma dieta abastada desses alimentos vai fortalecer bastante os seus cabelos.

FÍGADO, COUVE-FLOR E NOZES
A vitamina H, também conhecida como biotina ou vitamina B7, além de atuar na glicólise, é o nutriente essencial para manter os fios fixos na sua cabeça. Ele adultera o ciclo de crescimento do cabelo, aumentando a fase de queda dos fios. Dessa forma, a ingestão de fígado, salmão, carne suína, ervilha, aveia, nozes e framboesa, que trazem enorme quantidade de biotina, diminuirá a queda dos fios.

A perda de nutrientes, água e volume é um fenômeno natural da vida e o cabelo não estaria fora disso. Entretanto, com os cuidados corretos e constantes, é possível assegurar um fio saudável, com brilho e força. O que vale para o corpo, vale também para os seus fios.
Depois da explicação da SleekMeal ficou mais fácil saber como garantir a beleza dos seus cabelos!
Referências: Intea, Universidade Federal de São João del-Rei, Governo do Estado do Paraná.