Aveia: tudo o que você precisa saber
Hoje a Sleek vai te apresentar o cereal que é considerado o mais desprezado nas prateleiras do mercado: AVEIA! Entretanto, o que você não imagina é que a bonita é uma das melhores opções de alimento que a natureza nos entrega e o motivo (ou melhor, os motivos), vossa senhoria ficará sabendo agora!

Lembra como é o começo de quase todo filme de super-herói? Aqui a gente não vai entrar na discussão sobre qual produtora é a melhor (mas a DC Comics ganha disparado, obviamente), mas não é fato que toda história começa com alguém ‘’normal’’ que recusa ter um papel grandioso e que não quer, de forma nenhuma, desempenhar o papel de bom moço? No início ninguém dá nada por ele, em algumas produções ele ou ela até são carrascos e insensíveis, né? Bom, essa técnica é um das mais empregadas para envolver o espectador…e é provável que você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com a aveia, certo? Pois bem, tem muita coisa. Imagina só a aveia sendo menosprezada no mercado. Todo mundo olha com olhos de amor para os açucarados que tem o tigre na embalagem…ninguém quer saber dos flocos, dos farelos e da farinha de aveia. Ninguém. Quiçá a galera que come banana amassada com aveia e mel como pré-treino.
Antes de adentrar ao reino dos benefícios, nós explicaremos o que é fibra e quais são os tipos de fibras existentes. Confia na gente, esse conhecimento será importante.
A fibra alimentar é um carboidrato indigerível que marca presença em frutas, vegetais, sementes e na maioria dos grãos. Diferente de todos os outros nutrientes, a fibra não é absorvida pelo organismo, mas é fundamental para o bom funcionamento do sistema digestivo. Dentre as fibras, existem dois tipos: as que são solúveis e as que são insolúveis. A primeira é encontrada dentro das células vegetais e é solúvel em água. Ela atua retardando a passagem dos alimentos pelo trato digestivo, reduz os níveis de colesterol e ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Adivinha onde ela pode ser encontrada? Na aveia!

Já as insolúveis, como celulose e lignina, são encontradas nas paredes celulares de alguns alimentos vegetais e não se dissolvem na água. Ela aumenta o volume das fezes ao se ligar à água, o que as amolece e favorece a passagem pelo trato digestivo. Pode ser encontrada em alguns grãos inteiros, farelo de trigo, frutas e vegetais.
Motivos não faltam para te convencer a consumir mais fibra. Ela reduz problemas digestivos, como prisão de ventre e hemorroidas (oh glória!). A bendita também diminui o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais, reduz os riscos de diabetes, ajuda na perda de peso, uma vez que os alimentos ricos em fibras satisfazem o organismo por mais tempo.
Entre os cereais, a aveia se destaca por ser uma ótima fonte de energia. Ela, que contém aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas, sais minerais e fibras, nutrientes indispensáveis para a saúde humana, tem poder para abastecer o corpo de forma bastante equilibrada. Além dessa gama nutricional enorme, a aveia também é capaz de estabilizar os componentes lipídicos, você sabia disso? Maravilhoso, não?
Ainda não foi convencido? Então aqui vai alguns outros benefícios e indicações:
- Previne cáries: a aveia tem função remineralizante;
- Previne ou melhora a diabetes: ela estimula a atividade do pâncreas;
- Fornece bastante energia: é recomendada para qualquer pessoa com quer dar um UP no desempenho físico e mental;
- Bom para crianças: ajuda no desenvolvimento físico e mental, combate a apatia e diminui a hiperatividade;
E para destruir de vez todas as suas objeções, nós vamos te dar deliciosas sugestões de consumos.
IN NATURA
Que tal acrescentar flocos de aveia sempre que for comer frutas? Já experimentou banana amassada com esses flocos e mel? É super gostoso, nutritivo e substitui perfeitamente a vontade de comer doce!

OVERNIGHT OATS
Você também sempre acorda com preguiça de ter que preparar o seu café da manhã? Imagina se você pudesse acordar e já ter pronto a sua refeição matinal! Investe nessa sobremesa prática e mega saborosa. Além da aveia, você pode (e deve) adicionar chia à sua receita. O melhor vem agora: essa delícia deve ser preparada na noite anterior, que é para a aveia e a chia ''chuparem'' o leite. Garantimos que você não vai se arrepender.
AVEIOCA
E esse crepe que aveia que é sensacional de bom? A Sleek nem tem o que dizer... é saudável, é gostoso, é nutritivo e substitui perfeitamente o pão com manteiga. Além do preparo ser fácil e rápido, você escolher o recheio que quiser!
MINGAU DE AVEIA
Mingau de aveia é sinônimo de infância, concorda? Nada como começar ou encerrar o dia com essa perfeição. É o pé direito que você precisa! Ainda é possível adicionar frutas picadas, como banana e morango, e pasta de amendoim se você preferir!
OMELETE COM AVEIA
Nada mal acrescentar aveia ao omelete, né? Essa receita é tão nutritiva que merece até o Oscar da nutrição!
BOLO DE BANANA E AVEIA
Sabe aquele bolo lindo de banana que tem a fruta cobrindo toda a superfície? Então, a combinação dessa maravilha com a aveia fica DIVINO. Não sei aí, mas aqui deu até para sentir o cheirinho de café...
HAMBÚRGUER DE FRANGO COM AVEIA
Bom, se você acompanha o nosso blog já sabe que o nosso lema é come bem e viver saudável, e hambúrguer industrializado passa longe de saúde, definitivamente. Diante disso, da cultura de consumo e da vontade que todo ser humano sente de comer um de vez em quando, porque não matar a vontade e cuidar do seu bem estar ao mesmo tempo? Com essa sugestão é totalmente viável! Tempere bem a peça, invista em folhagens na composição do seu sanduíche, escolha um molho delicioso para acompanhar e desfrute dessa experiência! Nunca mais você vai querer saber do rei ou do palhaço. (Entendedores entenderão!)
COOKIES DE AVEIA COM GOTAS DE CHOCOLATE E PASTA DE AMENDOIM
O que já era bom ficou melhor ainda! O açúcar branco você substitui por açúcar de coco ou mascavo (mais saudável, né queridxs), o óleo de soja por óleo de coco, a farinha de trigo por farelo (e farinha também, as duas opções) de aveia. Ah, o chocolate é amargo, ok?

O lema Sleek você já sabe: coma bem, viva saudável e sinta-se bem!
Referências: Everyday Health, Universidade de Passo Fundo.