Como substituir o açúcar em uma dieta
Imagine aquele vilão dos filmes de super-herói que destrói a cidade e mata milhares de pessoas. A vida dele consiste em destruir. Ele devasta todos os planos de prosperidade e acaba com a paz dos bons. Aliás, se você for ao dicionário olhar a definição da palavra ‘’destruição’’, a foto desse vilão estará lá. Conseguiu imaginar? Agora tente associar esse terrível personagem à um alimento.
A Sleek vai tentar adivinhar no que você pensou… foi no açúcar, né?! Felizmente, ou infelizmente, nós precisamos dizer que você está errado. O açúcar não é o vilão dessa história e você vai saber o porquê!

Ao contrário do que grande maioria pensa, o açúcar não é indispensável para o funcionamento do organismo. É fato que o ingrediente em excesso, assim como qualquer outra coisa na vida, pode trazer danos à saúde, entretanto, cortá-lo totalmente pode trazer danos ao seu corpo. Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde, o consumo diário deve girar em torno de 25 gramas, o que equivale a seis colheres de chá.
Os males você já deve conhecer, mas nós fazemos questão de discorrer um pouco a respeito deles. O abuso do carboidrato contribui para a produção de radicais livres, moléculas altamente instáveis que podem se associar à células saudáveis, provocando reação ou oxidação. Tais moléculas são geradas durante o processo de combustão (queima) do oxigênio. É importante ressaltar que os radicais livres não prejudicam a saúde quando em níveis normais. O problema consiste no excesso deles. Nesse caso, eles intoxicam o organismo. Contudo, possuímos enzimas capazes de proteger as células e reparar possíveis danos provocados pela oxidação, os antioxidantes!
Nós sabemos que evitar os doces é uma tarefa bastante difícil e até desagradável. É preciso muita força de vontade para não cair na tentação de comer um pote de sorvete inteiro, a gente sabe! Pior ainda é para as mulheres no período que antecede a menstruação, a TPM. Os doces, que são ricos em açúcar e possuem alto valor glicêmico, cooperam na produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela regulação do humor, do sono, do apetite, além de atuar na sensação de saciedade, amenizar a enxaqueca, melhorando o bem-estar. Dessa forma, fica claro que o açúcar é a fonte mais rápida de energia para o organismo. Sua escassez provoca a hipoglicemia, baixa concentração de glicose. Ademais, o carboidrato apoia a proliferação de bactérias componentes da flora intestinal, melhorando seu desempenho. Além disso, ele também é fonte de minerais como cálcio, fósforo e magnésio, e de vitaminas do complexo B.

Porém, todavia, contudo, entretanto… quando o alimento tem uma quantidade absurda do carboidrato, a insulina, hormônio responsável por ‘’jogar’’ a glicose para dentro das células, não consegue realizar seu trabalho de maneira eficiente e ‘’deixa para trás’’ (na corrente sanguínea) uma alta concentração de açúcar, o que promove a diabetes tipo 2. De forma semelhante, o seu abuso influencia diretamente no desenvolvimento de outras doenças.
No entanto, para você que já atingiu a cota diária de açúcar, mas que não consegue ficar sem comer um docinho, nós vamos te mostrar alguns ingredientes que podem substituir (e fazer isso muito bem!) o bendito, confira abaixo!
OUTROS AÇÚCARES

Entre os açúcares, existem opções mais saudáveis que o branco. Quanto mais puro e mais escuro for o açúcar, menos processo ele sofreu. Dessa forma, o açúcar mascavo é a melhor alternativa dentro do grupo. Seu sabor se assemelha ao da cana-de-açúcar e ele pode ser usado em todas as preparações.
O açúcar demerara, por sua vez, passa por um leve refinamento, o que torna sua cor mais clara. Essa variação não recebe aditivos químicos e só perde em benefícios para o mascavo. É mais recomendado para adoçar bebidas, pois seu sabor é suave e não deixa notas residuais.
O açúcar de coco, produzido a partir da seiva do coqueiro, tem baixo índice glicêmico e abundância em vitaminas, possuindo mais nutrientes que o refinado.
Mas como assim, Sleek, açúcar de coco… como isso é possível?
Essa maravilha é obtida de um processo inteiramente natural: o coqueiro é cortado para que a seiva possa ser colhida. Após isso, o subproduto é colocado sob calor para que a água evapore. O resultado é o açúcar de coco. Simplíssimo!
ADOÇANTES NATURAIS

O sorbitol é um poliálcool encontrado em inúmeras frutas como maçã e ameixa. Sendo 60% tão doce quanto a sacarose (açúcar branco), ele possui um terço menos calórico. Seu sabor é suave e agradável ao paladar, não provoca cáries e pode ser usado por portadores de diabetes. Comercialmente, é obtido a partir da hidrogenação da glicose.
A stevia é extraída das folhas de planta tropical de mesmo nome. Largamente usada pela comunidade indígenas, a planta é nativa da América do Sul e uma pequena quantidade é o suficiente para transmitir a doçura.
Já o mel, alimento produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores, é um produto totalmente natural e riquíssimo em benefícios para a saúde. Além da ação antioxidante (agora você sabe a importância dessas moléculas) e prebiótica, o mel puro é fonte de potássio, magnésio, sódio, cálcio, ferro, cobalto, ácido glucônico e ascórbico, flavonóides e carotenóides. Entre os benefícios, ainda podemos mencionar a sua ação no tratamento de acne, a melhora da função cerebral, a redução do estresse metabólico, a eficiência no tratamento de dor de garganta e tosse, o combate a insônia, o fortalecimento do sistema imunológico… ou seja, só tem pontos positivos. Investe no mel, caro leitor!

MELADO DE CANA e RAPADURA
O melado é a calda resultante da fervura da cana-de-açúcar ou derretimento da rapadura. É rico em proteínas, cálcio, magnésio, ferro e potássio. Por ser fonte de ferro, o seu consumo previne e combate anemias. Já a presença do cálcio ajuda na prevenção da osteoporose, mantendo os ossos saudáveis. O magnésio atua no relaxamento do corpo e no controle da pressão arterial, além, é claro, de ser um produto acessível. Apesar dos benefícios, a sua ingestão deve ser em pequenas quantidades, pois seu teor calórico é alto. Concomitante, a rapadura também é um excelente substituto da sacarose.
FRUTAS MADURAS
Tâmaras são outras exímias alternativas! São fartas em fibras, vitaminas e minerais. As geleias também podem ser usadas para adoçar cremes, bolos, torradas e o que mais você conseguir imaginar.

Depois disso ficou claro que o único vilão da história é o EXCESSO!Coma bem, sinta-se bem e viva saudável!
Referências: Inatel, Revista Glamour, Globo Esporte.