Espinhas e a relação com a alimentação
Todo adolescente que se preze já quis esconder o rosto atrás de uma máscara por conta das inúmeras espinhas que ‘’nasceram’’ no rosto. De forma análoga, é quase uma gestação mesmo, já que a gente vê de perto (beeeeem de perto!) e sente todo o seu desenvolver: da concepção ao nascimento (amadurecimento e abertura da maldita), o ápice da vida de uma espinha (GRAÇAS à DEUS)!

A acne, nome dado a espinhas e cravos, é uma doença multifatorial que decorre de inúmeras causas: do uso de medicamentos à imunidade. Essa mini-infecção surge do estímulo hormonal e consiste num processo inflamatório que acontece nas glândulas sebáceas e os folículos pilossebáceos, com maior presença no rosto, tórax e costas.
A assoladora de adolescentes - de alguns adultos também - se divide em graus, tendo o cravo como a categoria mais branda da infecção. Os graus superiores abarcam um processo inflamatório mais forte, com formação de pústulas e pus e, em casos mais graves, lesões císticas que resultam em cicatrizes.
Embora seja mais costumeiro em adolescentes, essa dermatose tem se tornado cada vez mais comum em jovens e adultos, principalmente em mulheres com mais de 25 anos, atingindo cerca de 40% da população feminina do país. Essa piora da saúde da pele tem sido impulsionada por alguns fatores. Estresse, tabagismo, cosméticos com baixa qualidade, exposição excessiva ao sol, sono desregulado e alimentação ruim.
Antes de entender como você pode melhorar o aspecto da sua pele com a nutrição adequada, a Sleek vai te explicar como ‘’nasce’’ uma espinha, vem com a gente!
O corpo tem milhões de glândulas sebáceas. São elas as responsáveis por produzir o sebo, gordura que protege, lubrifica e impermeabiliza nosso maior órgão: a pele. Quando essa produção é muito grande, parte do sebo fica ‘’preso’’, entupindo o poro. Algumas bactérias são atraídas por essa secreção oleosa e se alimentam dela, liberando substâncias tóxicas. Nosso sistema imunológico, como um bom agente de defesa, entra em ação, o que gera uma inflamação. Essa infecção, ao chegar na superfície, dá origem à espinha.
Ok… o que eu posso fazer para amenizar ou me livrar desse problema, Sleek?
- Toque o rosto com a menor frequência possível;
- Lave o bonito pelo menos duas vezes ao dia e sempre que fizer atividades físicas;
- NÃO ESPREMA ESPINHAS;
- Mantenha a pele hidratada, mas escolhas produtos que não sejam oleosos;
- BEBA MUITA ÁGUA; (a gente nem precisa falar isso, né?)
- Pratique exercícios físicos para diminuir o estresse;
- Durma bem;
- E inclua na sua rotina alimentar esses nutrientes e alimentos aqui ó:
VITAMINA A e C
Esses nutrientes formam e mantêm a pele saudável. A vitamina A reduz a produção de sebo e a vitamina C, um exímio antioxidante, que ajuda o organismo a diminuir os radicais livres e favorece o crescimento de novas células epiteliais.
É facilmente encontrado em frutas cítricas e silvestres como KIWI, LARANJA, TANGERINA, LIMÃO, ACEROLA, MELANCIA, BRÓCOLIS, REPOLHO, MORANGO, PÊSSEGO, MELÃO, CENOURA, MANGA e CAJU.

A Sleek Meal sempre menciona esses alimentos por aqui, quem nos acompanha há algum tempo já deve estar careca de saber. Todavia, isso só prova o quanto é importante ter o hábito de comer esses ingredientes. A maior parte deles é colhido aqui, no nosso país. Nossa agricultura é extraordinariamente rica e acessível! Cuide da sua saúde!
Em um estudo que avaliou indivíduos de regiões orientais do Globo, relacionou-se a pequena incidência de acne nessas populações ao seu padrão alimentar, que se baseia numa dieta com baixo índice glicêmico quando em comparação com as rotinas alimentares ocidentais. Dessa forma, ficou evidente que não é a quantidade, mas sim o que se come. Antagonicamente, alimentos com alta carga glicêmica como batatas, refrigerantes, chocolates, açúcar refinado e comidas que levam uma grande quantidade de farinha de trigo, e determinados laticínios pioram a acne.
ABACATE
O fruto é rico em vitaminas boas (e também em vitamina C), nutrientes anti-inflamatórios e antioxidantes que ajudam a diminuir a inflamação na pele e previne acne e rugas precoces

GRÃOS INTEGRAIS
FARINHA, ARROZ e MASSAS INTEGRAIS, AVEIA e QUINOA.
Os ingredientes integrais exigem maior tempo de absorção. Por conta disso, liberam energia aos poucos, ou seja, não abarrotam a célula de glicose. Desse modo, o pâncreas não precisa produzir uma quantidade absurda de insulina e esse hormônio, por sua vez, não ‘’armazena’’ gordura.
Coma bem, viva saudável!

Referências: Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Estadão.