Coma bem, sinta-se bem

Aquela dorzinha de cabeça que você sente depois de um dia longo e cansativo pode ser causada por vários fatores, principalmente durante a pandemia de 2020, que as atividades acadêmicas passaram a ser online e a distância. Ou seja, a rotina agora está diferente, passando maior tempo do dia na frente de computadores, forçando a vista e tendo uma rotina home office, que também influencia na rotina alimentar.

Essa rotina diferente pode causar dores de cabeça, mas, por incrível que pareça, o que mais influencia nessas enxaquecas são os hábitos alimentares.

A Sleekmeal vai te mostrar o tanto que a alimentação influencia na enxaqueca, fazendo você deixar de lado medicamentos para dores e apostar em um hábito alimentar mais saudável.

Ficar mais de 3 horas sem comer

Quando falamos que a rotina alimentar pode influenciar na enxaqueca, estamos falando disso aqui, ficar mais de 3 horas sem comer. É importante ter o hábito de se alimentar de 3 em 3 horas, pois essas refeições controlam o nível de açúcar no sangue.

Então se você passa a tarde inteira sem comer e depois sente uma dor de cabeça e coloca a culpa na azeitona da empada do almoço, não se engane, a coitada da azeitona não tem nada a ver com isso. A enxaqueca nesse caso ocorreu pelo hábito de ficar sem comer por mais de 3 horas, causando assim uma hipoglicemia, responsável pela causar dor de cabeça, pressão baixa, visão turva e etc…

Ficar mais de 3 horas sem comer causa dor de cabeça, pressão baixa e visão turva (Fonte: UOL)

Consumo excessivo de alimentos inflamatórios

Quando você consome alimentos inflamatórios para o seu organismo, como carboidratos refinados, leite de vaca, soja, trigo, gorduras e embutidos, faz com que as substâncias pró-inflamatórias comecem a agir para combater esse antígenos. Contudo, essas substâncias pró-inflamatórias causam dilatação nos vasos sanguíneos e irritam as células nervosas, causando assim a dor de cabeça.

Nesse caso, os medicamentos para dor não são necessários, o ideal é ter uma alimentação rica em ômega 3, pois contém propriedade anti-inflamatória, como o atum, sardinha, semente de linhaça, salmão e chia.

Mesmo assim, o correto é suspender da sua alimentação essas proteínas mal digeridas e ir ao nutricionista funcional para indicar o que é melhor para você.

Tire da sua rotina alimentos inflamatórios para evitar enxaqueca (Fonte: Gymit Health & Fitness Blog)

Descaso com a água

Fica o dia inteiro sem tomar água e quer colocar a culpa na azeitona da empada de novo?? Aí não dá, né?!

Quando você não se hidrata, o primeiro órgão que sofrer com esse descaso é o cérebro, pois a água é fundamental para o processo de oxigenação cerebral. Além disso, quando o seu corpo não está hidratado, você sofre uma hipoglicemia, pois diminui a captação de glicose pelas células nervosas e, assim, causa a enxaqueca.

Sendo assim, o ideal é beber de 2 a 3 litros de água POR DIA, para que o processo de oxigenação aconteça sem complicações e, assim, não ter a dor de cabeça no fim do dia.

A falta de hidratação causa enxaqueca (Fonte: UOL)

Consumo de cafeína em jejum e em excesso

O cafezinho que você toma assim que acorda para dar aquela despertada não é muito legal não, viu?! A cafeína ingerida em jejum causa hipoglicemia, pois irrita as mucosas do esôfago e do estômago e, assim, alterando o metabolismo da glicose.

Além disso, o ideal é ingerir no máximo duas xícaras pequenas por dia, pois o excesso de cafeína irrita as células nervosas e, consequentemente, causa enxaqueca.

Então se você toma café toda hora e se pergunta o que fez para merecer tanta dor de cabeça, esta aí a resposta!

Consumo excessivo de cafeína causa enxaqueca (Fonte: Notícias ao Minuto)

Consumo excessivo de frutas cítricas

Se você tem enxaqueca frequentemente e a sua rotina alimentar é rica em frutas cítricas, pode ter certeza que a causa dessa dor são elas.

Abacaxi, limão, laranja, morango, caju e entre outras frutas cítricas tem em sua composição substâncias que provocam dores de cabeça para pessoas que têm essa predisposição genética.

Sendo assim, que tal fazer um teste? Tire da sua rotina alimentar algumas frutas cítricas e repare se a sua enxaqueca diminuiu. Se sim, compartilhe com a gente depois!

Consumo excessivo de frutas cítricas causa enxaqueca (Fonte: Blog do Pão)

Consumo de ultraprocessados e adoçantes artificiais

O glutamato monossódico e a feniletilamina são substâncias presentes em alimentos ultraprocessados que irritam as células nervosas e causam enxaqueca. Além disso, adoçantes a base de aspartame também influenciam nessa dor.

Sendo assim, evite alimentos congelados, caldos de carne e legumes, adoçantes e embutidos.

Alimentos ultraprocessados causam enxaqueca (Fonte: Thrive Global)

Substâncias que ajudam aliviar a enxaqueca

Mas afinal, existem alguns alimentos que posso acrescentar na minha alimentação para evitar as enxaquecas? Claro, a Sleek te mostra agora:

  • Feijão, amêndoas, alcachofra, pistache, espinafre, castanha de caju: alimentos conhecidos por conter substância de relaxamento, o magnésio, responsável por combater as dores de cabeça;
  • Fígado de boi, mariscos, ovos,leite, atum, ostras cruas: alimentos ricos em vitamina B12, responsável por prevenir alterações do sistema nervoso que podem causar enxaqueca;
  • Alimentos antioxidantes: frutas, verduras e legumes contém propriedades antioxidantes, que são responsáveis por amenizar os sintomas de dor, equilibrando o metabolismo e melhorando a circulação sanguínea.
Aposte em uma boa alimentação para diminuir a enxaqueca (Fonte: UOL)

Agora que você viu o quanto a alimentação e alguns hábitos influenciam na enxaqueca, faça o teste e observe as possíveis reações do seu organismo. Coma bem, sinta-se bem!

Fonte de referência: Estadão, IPCS

Sua inscrição ao Sleekmeal foi feita com sucesso!
Welcome back! You've successfully signed in.
Great! You've successfully signed up.
Your link has expired
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.