Coma bem, sinta-se bem

O vegetarianismo não é tão incomum quanto antes. Isso provavelmente ocorre porque a maioria dos especialistas e organizações de saúde concordam que comer verduras, frutas e legumes é uma coisa boa, não importa o quão estrita seja a dieta vegetariana que você segue.

Curiosamente, os vegetarianos tendem a viver estilos de vida saudáveis, mesmo fora da hora das refeições. Em geral, eles se exercitam com mais frequência e tendem a viver mais do que os não vegetarianos.

Frutas, verduras e legumes oferecem uma gama enorme de nutrientes para a saúde. (Reprodução/Freepik)

Como o número de vegetarianos está crescendo no país, os fabricantes de alimentos e donos de restaurantes começaram a seguir o exemplo. Uma variedade de opções vegetarianas nas prateleiras dos supermercados e nos cardápios dos restaurantes torna o ''ser vegetariano'', hoje, muito mais fácil e mais delicioso do que no passado.

Aqui, vamos mergulhar no que significa ser vegetariano e o efeito que isso pode ter na sua saúde.

O que significa ser vegetariano e o que motiva as pessoas a cortar a carne da dieta?

Quem segue uma dieta vegetariana come refeições focadas em ''plantas'', incluindo nozes, sementes, grãos, vegetais, frutas e legumes. Existem muitos tipos distintos de vegetarianos, mas a definição mais tradicional é alguém que não come carne.

E existem também muitas razões pelas quais alguém pode se tornar vegetariano; algumas decidem renunciar aos produtos de origem animal porque não acham ético matar ou explorar os bichos para comer. Outros, acreditam que um estilo de vida baseado em vegetais é mais saudável, enquanto outros podem se tornar vegetarianos por benefícios ambientais ou crenças religiosas.

Quais são os diferentes tipos de dietas vegetarianas que você pode seguir?

  • Ovolactovegetarianos comem ovos e laticínios, mas não comem carne, frango ou peixe;
  • Lactovegetarianos comem produtos lácteos, mas sem ovos;
  • Ovovegetarianos comem ovos, mas sem laticínios;
  • Pescetarianos comem peixe, mas não outros tipos de carne;
  • Os semivegetarianos não consomem carne vermelha, mas comem frango e peixe;
  • Flexitarianos seguem uma dieta vegetariana na maioria das vezes, mas comem carne de vez em quando;
  • Os veganos, por sua vez e o tipo mais restrito de vegetariano, evitam todos os produtos e subprodutos animais, incluindo laticínios, ovos e mel.
Refeição vegetariana também pode ser saborosa e rica em saúde. (Reprodução/Freepik)

Alimentos para comer em uma dieta vegetariana

Grãos, vegetais e frutas. Você também descobrirá que o supermercado está abastecido com opções vegetarianas inspiradas em equivalentes de carne - hambúrgueres vegetarianos, substitutos de frango e carne moída falsa, por exemplo.

Alimentos a evitar em uma dieta vegetariana

Os vegetarianos estritos evitarão aves, peixes e carne, mas há alguma flexibilidade com base no tipo de vegetariano que você decidir ser. Você pode comer ovos sendo ovovegetariano, por exemplo, ou peixe, como os pescetarianos.

O que as pesquisas sugerem sobre os benefícios para a saúde

As dietas vegetarianas geralmente são ricas em fibras e têm menos calorias e gorduras do que uma dieta não vegetariana. Comer assim, seja por algumas refeições ou por décadas, pode ser benéfico para sua saúde de várias maneiras, incluindo:

  • Controla do peso: seguir uma dieta baseada em vegetais pode significar que a ingestão de menos calorias no geral (desde você que não troque a carne por carboidratos prejudiciais à saúde, como pão e macarrão).
  • Ajuda o coração: sem carne, sua dieta terá menos gordura saturada e colesterol, o que acaba reduzindo o risco de doenças cardíacas.
  • Controla a hipertensão: uma dieta baseada em vegetais pode ajudar a reduzir a pressão arterial elevada.
  • Melhora a resposta à insulina: ser vegetariano não vai curar a diabetes tipo 2, mas pode ajudar a estabilizar o açúcar no sangue e tornar seu corpo mais responsivo à insulina, desde que você tenha uma dieta balanceada.
  • Diminui o risco de síndrome metabólica: alguns estudos sugerem que os adeptos ao vegetarianismo também tendem a ter taxas mais baixas de síndrome metabólica, um grupo de fatores de risco que podem aumentar o risco de doenças crônicas, incluindo diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.
Melancia. (Reprodução/Freepik)

Desafios potenciais de ser vegetariano

O maior desafio que a grande maioria enfrenta é resistir ao alimentos que consumiam no passado. Você, provavelmente, precisará repensar drasticamente suas refeições. Frequentar restaurantes também pode ser um desafio, embora cada vez mais os cardápios contem com itens vegetarianos.

Dicas inteligentes para o sucesso ao se tornar vegetariano

  • Experimente sabores diferentes. Especiarias e temperos novos podem tornar suas refeições interessantes.
  • Faça pequenos ajustes em seus pratos favoritos. Se você estiver se sentindo travado, tente dar um toque vegetariano às suas refeições favoritas.
  • Obtenha novas receitas. Consulte sites, livros de receitas e mídias sociais para encontrar as receitas que você adora. Você pode ajustá-las e adicionar ao seu menu.

Viva bem, coma saudável!

Sua inscrição ao Sleekmeal foi feita com sucesso!
Welcome back! You've successfully signed in.
Great! You've successfully signed up.
Your link has expired
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.