Você conhece a Dieta Dash?
A Dietary Approaches to Stop Hypertension, ou DASH, tem sido consistentemente classificada pelo US News & World Report como uma dieta importante para a saúde do coração e perda de peso, e o porquê disso não é surpresa!

Ao contrário das dietas da moda que exigem contagem de calorias ou restrições de grupo de alimentos (sem evidências científicas que apoiem sua eficácia), a dieta DASH consiste em fazer mudanças dietéticas controláveis e flexíveis, baseadas em recomendações nutricionais comprovadas. Isso tornou o plano alimentar popular entre médicos, nutricionistas e outros profissionais de saúde nos Estados Unidos (e ao redor do mundo também, hello!), onde as doenças cardíacas continuam sendo a principal causa de morte entre homens e mulheres, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
A pressão alta é um grande fator que contribui para doenças cardíacas e afeta 1 em cada 3 adultos americanos, de acordo com o CDC. Entretanto, não é apenas um problema americano: as doenças cardíacas também são a principal causa de morte em todo o mundo, de acordo com a American Heart Association.
Ok, Sleek, mas para quem é essa dieta?
A dieta DASH foi desenvolvida especificamente para ajudar as pessoas a reduzir a pressão alta e é promovida pelo National Heart, Lung e parte do National Institutes of Health. Segundo a American Heart Association, as leituras de pressão arterial superiores a 130 milímetros de mercúrio para a sistólica e superiores a 80 mm Hg para a diastólica são consideradas elevadas.

As opções de alimentos disponíveis na dieta DASH refletem de perto o plano alimentar recomendado por muitos nutricionistas, com foco em alimentos integrais, como frutas e vegetais; produtos lácteos sem gordura ou com baixo teor de gordura; grãos inteiros; castanhas e nozes; carnes magras, peixes e aves. Enquanto isso, o plano requer cortar, ou de preferência eliminar, alimentos processados (processado é a pior coisa que um ser humano pode colocar dentro do próprio corpo!), como bebidas açucaradas e lanches prontos, e limitar a carne vermelha, que em excesso tem sido associada a pior saúde do coração e insuficiência cardíaca, de acordo com um estudo anterior.
Dessa forma, fica evidente que a dieta DASH atende especificamente aos requisitos de baixo teor de sódio (sal) que podem dar às pessoas uma vantagem sobre a hipertensão. Portanto, é uma ótima dieta para pessoas com pressão alta ou histórico pessoal (ou familiar) de doenças cardíacas, bem como para aqueles indivíduos que podem estar em risco de diabetes tipo 2 ou que estão controlando a doença.
Existem vários planos de dietas dentro da DASH. Alguns com limite de 2300mg por dia, outros com a limitação diária de 1500mg. O que varia é a necessidade de cada indivíduo. O ponto importante aqui é você entender como funciona esse regime alimentar. Pois bem, a bonita funciona limitando não só o sal, mas também a gordura saturada (e você já deve estar careca de saber que esses dois podem ser prejudiciais à saúde do coração, né?). O sal rico em sódio pode elevar a pressão arterial, o que sobrecarrega desnecessariamente o músculo cardíaco.
A gordura saturada, por outro lado, pode aumentar os níveis de colesterol. Esse lipídio tem o potencial de bloquear ou diminuir o fluxo sanguíneo para o coração, o que pode levar a um ataque cardíaco.
De forma conjunta, a dieta aumenta o consumo de alimentos que fornecem fibras, proteínas magras e outros nutrientes que ajudam a reduzir a pressão arterial.

Consideramos importante ressaltar que se você deseja reduzir a pressão arterial deve combinar a dieta com uma mudança no estilo de vida, certo? Praticar exercícios, perder o excesso de peso e reduzir o consumo de álcool, bem com parar de fumar, é crucial para reduzir a pressão arterial e manter top a saúde do seu coração.
Está ficando claro que, além de servir para aqueles que desejam reduzir a pressão arterial e, desse modo, diminuir o risco de doenças cardíacas, a Dash também é para quem quer alcançar um estilo de vida mais saudável, e cá entre nós, saúde nunca é demais, né? Por enfatizar o consumo de alimentos integrais, que são naturalmente pobres em gorduras e em açúcares ''extras'', e por ser recomendada a ingestão de pequenas porções, ela também pode facilitar o processo de emagrecimento, se esse for o seu desejo.
E os benefícios? Ahhh, esses são inúmeros!
- Pode ser uma escolha para a vida toda. Diferente, da dieta cetogênica, a Dash pode te acompanhar per tutta la vita!
- Reduz o risco de doenças. Já citamos hipertensão e doenças cardíacas, lembra? Mas ela também pode prevenir algumas doenças que você, provavelmente, ainda não sabia: AVC's, doença crônica renal e diabetes tipo 2.
- Melhora a sua nutrição. Depois de saber quais são os alimentos priorizados, fica fácil deduzir esse benefício!
Quer viver mais e com saúde? Seguir a dieta Dash não é difícil, é? Ela não restringe grupos de alimentos e estimula o consumo de insumos deliciosos e extremamente saudáveis. Com isso, você aprende, de forma natural e fácil, que ingerir todos os tipos de nutrientes é primordial para viver com saúde. Além disso, ela permite que você se adapte, respeitando e adaptando sua rotina, e o melhor: sem mudanças bruscas! A gente sabe que grandes mudanças sempre assustam, por isso, comece a olhar para essa opção com carinho. Não há dúvidas de que ela te fará alcançar seu objetivo!

Coma bem, viva saudável e seja Sleek!
Referências: Everyday Health e Associação Brasileira de Nutrologia.