Coma bem, sinta-se bem

É bem provável que você já tenha ouvido falar em vegetarianismo e veganismo, certo? É provável também que você não conheça a diferença entre um e outro e as várias vertentes que as duas formas de nutrição possuem: ovolactovegetarianos, lactovegetarianos, ovovegetarianos, pescetarianos, vegetarianos estritos, veganos, frugívoros e crudívoros. Todos esses termos te deixaram confuso? A SleekMeal te explica, vem com a gente!

Alimentos não consumidos por veganos. (Reprodução/Internet)

Quem é vegetariano estrito não consome nenhum tipo de carne, ou seja, não se alimenta de aves, peixes, frutos do mar, e tampouco de carnes bovinas e suínas. Entretanto, há alguns grupos dentro do próprio movimento que consomem outros produtos de origem animal, como os ovolactovegetarianos. Esses, variam a nutrição entre ovos, leites e seus derivados, além dos alimentos de origem vegetal, é claro. Já os lactovegetarianos, como o próprio nome nos ajuda a entender (lacto, do verbo lactar = mamo, aleito, amamento), são consumidores de laticínios, mas não de ovos. Seguindo essa mesma ideia, os ovovegetarianos se nutrem apenas de ovos e vegetais, deixando o leite e seus derivados de lado. Os pescetarianos, embora consumam peixes e frutos do mar, abrindo mão dos outros tipos de carne, é vinculada ao vegetarianismo.

Mas... Sleek, onde o veganismo entra nessa história? O veganismo, além de ser uma dieta, é um estilo de vida. Nesse sentido, a alimentação extrapola a ideia de simplesmente nutrir o corpo, visto que também é um ato de consciência ambiental e social. Os adeptos dessa prática se preocupam, em todas as esferas, com a exploração animal, seja na produção dos diversos tipos de carne, de laticínios e de ovos, seja na produção de mel, cosméticos, corantes ou roupas de origem animal, como as peças que possuem couro, seda e lã em sua composição. (Você sabia que a gelatina é produzida a partir do colágeno animal? Vamos escrever um artigo sobre isso em breve!)

Diversidade de alimentos que podem ser consumidos por vegetarianos e veganos. (Reprodução/Freepik)

Não compactuando com nenhuma forma de exploração e crueldade animal, os veganos também não frequentam locais como zoológicos, parques ou espetáculos que exibam animais como forma de entretenimento.

Ainda dentro do veganismo, há quem viva (e viva muitíssimo bem) se nutrindo exclusivamente de frutas. Se assustou, caro leitor? É isso mesmo, são os frugívoros. E digo mais: existe, inclusive, aqueles que são crudívoros. O crudivorismo é a doutrina alimentar cuja base consiste em sementes, grãos, castanhas e oleaginosas, leguminosas, frutas e verduras, sendo todos esses ingeridos crus. A ideia aqui é se nutrir de tudo que é vivo e que pode brotar. Imagine que você tenha uma batata e duas opções: cozinhar/fritar ou plantar. Em qual das opções nasceria um broto nessa batata? Acertou quem escolher plantar. Para os entusiastas dessa doutrina, o broto seria fruto da vida que existe no alimento. Sendo assim, passá-los por qualquer modificação impediria a procriação e diminuiria o potencial nutritivo que ele possui.

Depois de tudo isso fica mais fácil enxergar os benefícios que cada uma dessas nutrições traz. Os embutidos e processados, segundo a Organização Mundial da Saúde, se classificam como produtos cancerígenos. Assustador, né?! Por outro lado, uma dieta rica em sementes, frutas, verduras, castanhas etc. fortalecem o sistema imunológico, sendo possível reduzir alergias, melhorar a qualidade do sono, a textura da pele e dos cabelos, ou seja, seu corpo agradece.

Coma saúde. (Reprodução/Freepik)

Se você se identificou com a causa, mas ainda tem medo de não conseguir seguir à risca, calma! Você pode experimentar essas filosofias de vida e ver a que melhor te atende. Acima de tudo, seu tempo deve ser respeitado. Você não precisa ser um vegetariano ou vegano perfeito. Toda mudança positiva fez a diferença, ainda que, aparentemente, ela seja pequena. Pode ser imperfeito, tá tudo bem!

Sua inscrição ao Sleekmeal foi feita com sucesso!
Welcome back! You've successfully signed in.
Great! You've successfully signed up.
Your link has expired
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.