Você sente fome ou vontade de comer?
Você já deve ter ouvido falar que fome e vontade de comer são duas necessidades completamente diferentes, né?! A fome é uma necessidade fisiológica, é um sinal para repor os nutrientes que estão faltando no seu organismo, ou seja, comer para manter seu corpo estável. Já a vontade de comer, também chamada como fome emocional, é um estímulo psicológico que geralmente acontece quando você está entediado, ansioso, triste… ou seja, é relacionada com sentimentos emocionais e psicológicos. Muitas pessoas têm dificuldade para diferenciar essas necessidades e, assim, acabam prejudicando sua dieta, saúde e bem-estar. Sendo assim, o primeiro passo para seguir firme na dieta e na vida saudável é saber diferenciar a fome da vontade de comer, e a Sleekmeal está aqui para isso!
Como mencionado, a fome é uma necessidade biológica do organismo, ou seja, quando a reserva de energia e nutrientes está ficando escassa, o organismo começa a mandar sinais para repor essas necessidades. Os sinais da fome estão relacionados a fraqueza e a instabilidade do corpo, o estômago e a cabeça começam a doer e os humores ficam alterados. Além disso, quando a fome é excessiva, a visão pode ficar turva e até mesmo ocorrer tonturas e desmaio. Sendo assim, comer é a única solução para aliviar esses sintomas. Quando estamos realmente com fome, comemos qualquer alimento de nossa preferência apenas para repor a energia e os nutrientes que o nosso corpo precisa para se manter em pé.

Ao contrário da fome, a vontade de comer não é uma necessidade biológica do organismo, ou seja, você não precisa disso para repor os nutrientes e manter seu corpo estável. A vontade de comer é caracterizada por um desejo, como desejo de chocolate, batata frita... O grande diferencial é que quando você está com fome, qualquer alimento vai conseguir saciar os sinais manifestados pelo corpo. Agora, quando você está com vontade de comer, só o alimento desejado vai proporcionar a sensação de prazer e conforto.

Para diferenciar essas sensações de fome, faça uma análise da situação e descubra se você realmente precisa comer ou se é apenas um desejo. Quando a vontade vier, procure saber se você realmente está com fome, se o seu organismo precisa de alimento. Se for apenas um desejo e você não consegue tirar ele da cabeça, busque alternativas que desviam sua atenção e, se caso não conseguir e isso está te levando a loucuras, coma o alimento deseja sem culpa e sem neura, aproveite o momento. Mas lembre-se, não use alimentos como estratégia de proporcionar prazer e satisfação, ainda mais quando houver problemas emocionais.
É muito importante diferenciar essas duas sensações e saber como agir quando uma delas chegar. Além disso, se você tem dificuldade em passar um tempo sem mastigar nenhum alimento, fique atento e procure ajuda de um nutricionista. A Sleekmeal também está aqui para te ajudar!
Referências: Dieta Saude, Sophiederam